23 de nov. de 2011

A borracha EVA "Etil Vinil Acetato"

Borracha EVA
 A borracha EVA é uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. Conhecido entre artesãos e artistas, como EVA, o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser, e é, aplicada em diversas atividades artesanais.
Decoracao EVA

Caracteriza-se por ser:
Emborrachado
Atóxico
Lavável
Aderente
Resistente
Colorido
piso e objetos em EVA
As placas de E.V.A., são de grande versatilidade, laminados em diversas cores, espessuras, durezas e densidades. Com o artesanato de EVA voce pode criar lindas gravuras para decorar capas de livros e cadernos, e até quadros para decorar diversos ambientes. Para trabalhar com esse material emborrachado as ferramentas mais comuns são as tesouras, estiletes, colas e os que voce inventar, mas não se deve esquecer que o importante é a criatividade e o acabamento das peças. 
 Para riscar: Utilize um lápis de ponta fina ou agulha sem ponta (Tapestry 13), passando-o bem de leve. Pode-se fazer um molde em cartolina ou EVA. Para sua limpeza utilize detergente neutro para lavar louças. Para cortar: Utilize preferencialmente o estilete e régua ou molde como guia. Cuidado para não se cortar. Para pequenos pedaços e lados curvos utilize uma tesoura comum ou com curva. Ao cortar com estilete deve-se passá-lo com firmeza. Por baixo do EVA deve-se colocar uma placa de duratex ou outro objeto duro para não estragar a mesa. Para acertar alguma imperfeição nos cortes utilize um pedaço de lixa, passando-a somente na aresta (quina) com muito cuidado. 
Para colar existem duas opções: Cola a quente: basta passar a cola entre as partes a serem coladas. O problema é que soltam fios e queima-se a mão com facilidade.Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar. Cola indicada para os kits Jarte. Cuidado com o cheiro da cola, preferencialmente trabalhe com máscara. Mantenha longe das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário